As Crianças Podem Ajudar!

É feriado! É dia das crianças! Muitos presentes e muita alegria pra criançada! Mas muita bagunça... Certo?

                                                                                             



Se você tem criança em casa e precisa de um certo controle sobre essa agitação toda, essa dica é pra você. Eu vou te ajudar a pôr ordem na casa, com uma mãozinha extra: a criançada!!

E pra isso, eu proponho uma brincadeira, um jogo pra você fazer com seus filhos. 


                                       



Esse jogo envolve o preenchimento de uma tabela motivacional, com algumas tarefas que eles deverão fazer durante a semana e algumas recompensas, quando essas tarefas forem executadas. Simples né? Mas eu vou te explicar melhor como funciona.

Primeiro você vai precisar baixar a tabela, clicando [aqui].

Você deve listar com seu filho todas as tarefas que precisam ser executadas durante aquela semana, na coluna da esquerda. Algumas tarefas serão diárias, como arrumar a cama, estudar, ir ao curso de línguas, fazer as tarefas da escola, etc... e outras serão tarefas extras, como ajudar a guardar as compras da semana, ajudar a molhar as plantas, ajudar o irmão na tarefa da escola, por exemplo. Essas tarefas extras vão ajudar na pontuação do jogo. 

A ideia é pontuar cada tarefa executada ou não executada. Por exemplo: 0, se não executou; 1, se executou parcialmente; 2, se executou parcialmente, mas poderia fazer melhor e 3, se fez tudo direitinho. Bom, essa avaliação é você quem vai fazer, ok?

Depois de listar as tarefas, defina a pontuação máxima diária que seu filho pode obter (que será o número de tarefas que vocês definiram X a pontuação máxima que é 3), assim como a pontuação máxima da semana (que será o número de tarefas X a pontuação máxima diária X 7 dias da semana). Isso já dará a ele uma noção do seu potencial diário e semana

Do lado direito, tem os dias da semana, onde você deve preencher com a pontuação à medida que as tarefas forem executadas, e no final do dia, faça a soma total dessa pontuação

Agora, você deverá definir com ele, as recompensas, que podem ser diárias, como assistir a um desenho a mais no final do dia, ganhar 10 min. extras na internet... e as semanais, como uma ida ao cinema no final de semana, um amigo dormir em casa, ir dormir na casa do amigo... enfim, decida as recompensas junto com seu filho. As recompensas precisam ser coisas que ele realmente goste.

Quando fizerem a soma da pontuação no final do dia, você libera, ou não a recompensa estabelecida. Assim como no final da semana.

Você deverá estabelecer as pontuações mínimas diária e semanal para liberar a recompensa. Por exemplo, se o total máximo diário for 12 pontos, considere a recompensa se a criança conseguir mais de 8 pontos. E no caso do total semanal a mesma coisa. Se o total for 84 pontos, considere a recompensa se a criança conseguir mais de 56 pontos.

Se no final do dia ou da semana eles não atingirem as pontuações que vocês definiram, você pode, ou não (fica a seu critério), utilizar a pontuação extra pra ajudar a criança. Não esqueça que ela não pode ficar condicionada a fazer as tarefas extras ao invés das diárias. Então, libere como moderação!

Com esse jogo, a criançada vai começar a se envolver nas atividades da casa e até melhorar nos estudos... por que não?!

Gostou dessa dica? Então compartilha e para saber mais dicas como esta é só acessar as redes sociais clicando nos ícones abaixo.

    

Um Abraço 

Simone Infanger.